Práticas de higiene para cuidar da saúde
Professora Silvéria da Aparecida Ferreira, 5º ano. Escola Municipal do Campo de Queimadas.
A temática sobre higiene é transversal, por isso o quinto ano estudou na disciplina de Língua Portuguesa. A atividade teve como objetivo central conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da higiene para a saúde física das pessoas. Por isso, necessitou de objetivos específicos que se tornaram etapas das aulas sobre o tema, sendo: 1. Entender quais medidas podem ser adotadas para um cotidiano mais higiênico; 2. Pesquisar práticas e cuidados com o corpo para melhroar a higiene; 3. Produzir, de maneira direta e fácil, desenhos e frases de conscientização sobre como lavar as mãos, escovar os dentes e a necessidade diária de um banho eficiente. 4. Elaborar um panfleto coletivo sobre higiene; 5. Divulgar por meio de apresentação oral nas outras turmas da escola; 6. Entregar os panfletos para todos os estudantes, estendendo o conhecimento aos pais e demais membros da comunidade escolar.
O primeiro objetivo “entender quais medidas podem ser adotadas para um cotidiano mais higiênico”, foi trabalhado com base no vídeo da “7º aula do projeto Vamos Ler e Unimed PG” que discorre sobre o tema “Higiene”. A partir da exposição do vídeo foi gestada uma conversa livre, na qual os estudantes puderam colaborar com suas opiniões e vivências que expandiram os exemplos de higiene visualizados.
Em casa, os estudantes pesquisaram e anotaram em forma de lista várias práticas higiênicas. Depois, na escola, os discentes foram divididos em grupos, discutiram e compartilharam ideias. Na sequência produziram, de maneira direta e fácil, desenhos e frases de conscientização sobre como lavar as mãos, escovar os dentes e a necessidade diária de um banho eficiente. A professora coletou este material e produziu um modelo coletivo de panfleto, utilizando fotos das produções dos alunos.
As frases dos estudantes se tornaram um roteiro que foi organizado para apresentação do tema em outras salas, do mesmo modo que anteriormente foram divididos para que as apresentações fossem mais eficientes, economizando tempos e possibilitando a participação de todos. De modo que, todas as demais salas foram contempladas e todos os estudantes apresentaram o tema.
Além disso, os discentes entregaram os panfletos elaborados com o título: “Informativo do 5º ano – 1 edição: Vamos falar de higiene?”, espalhando o conhecimento para além da sala de aula, expandindo para a comunidade escolar.
A temática sobre higiene é transversal, por isso o quinto ano estudou na disciplina de Língua Portuguesa. A atividade teve como objetivo central conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da higiene para a saúde física das pessoas. Por isso, necessitou de objetivos específicos que se tornaram etapas das aulas sobre o tema, sendo: 1. Entender quais medidas podem ser adotadas para um cotidiano mais higiênico; 2. Pesquisar práticas e cuidados com o corpo para melhroar a higiene; 3. Produzir, de maneira direta e fácil, desenhos e frases de conscientização sobre como lavar as mãos, escovar os dentes e a necessidade diária de um banho eficiente. 4. Elaborar um panfleto coletivo sobre higiene; 5. Divulgar por meio de apresentação oral nas outras turmas da escola; 6. Entregar os panfletos para todos os estudantes, estendendo o conhecimento aos pais e demais membros da comunidade escolar.
O primeiro objetivo “entender quais medidas podem ser adotadas para um cotidiano mais higiênico”, foi trabalhado com base no vídeo da “7º aula do projeto Vamos Ler e Unimed PG” que discorre sobre o tema “Higiene”. A partir da exposição do vídeo foi gestada uma conversa livre, na qual os estudantes puderam colaborar com suas opiniões e vivências que expandiram os exemplos de higiene visualizados.
Em casa, os estudantes pesquisaram e anotaram em forma de lista várias práticas higiênicas. Depois, na escola, os discentes foram divididos em grupos, discutiram e compartilharam ideias. Na sequência produziram, de maneira direta e fácil, desenhos e frases de conscientização sobre como lavar as mãos, escovar os dentes e a necessidade diária de um banho eficiente. A professora coletou este material e produziu um modelo coletivo de panfleto, utilizando fotos das produções dos alunos.
As frases dos estudantes se tornaram um roteiro que foi organizado para apresentação do tema em outras salas, do mesmo modo que anteriormente foram divididos para que as apresentações fossem mais eficientes, economizando tempos e possibilitando a participação de todos. De modo que, todas as demais salas foram contempladas e todos os estudantes apresentaram o tema.
Além disso, os discentes entregaram os panfletos elaborados com o título: “Informativo do 5º ano – 1 edição: Vamos falar de higiene?”, espalhando o conhecimento para além da sala de aula, expandindo para a comunidade escolar.
Comentários
Postar um comentário