Práticas de incentivo à leitura e escrita criativa
Professora Silvéria da Aparecida Ferreira, 5º ano. Escola Municipal do Campo de Queimadas.
A atividade teve por objetivo fomentar o interesse pela leitura e escrita criativa dos estudantes. Às vésperas da Páscoa, a professora elaborou uma caça ao tesouro, que entrelaçou os temas: história da Páscoa, textos instrucionais, prefixos e literatura infantil.
A aula inicial iniciou com a explanação sobre o uso de prefixos, depois a professora fez a contação da história de Amora, protagonista do livro “Desbagunça” escrito por Ana Paula Marques, publicado pela editora Inteligênios, em 2023. No livro, de maneira lúdica e divertida Amora faz receitas inusitadas e que nem sempre dão certo, mas que ficam mais fáceis na presença das suas amigas e do cãozinho Tufão. Receitas são textos instrucionais, assim como as pistas desbagunçadas do tesouro perdido. Deste modo, brincando com o tema, os estudantes foram instigados a seguir as pistas e procurar o tesouro escondido. As pistas estavam permeadas de instruções com palavras e pseudopalavras compostas por prefixos.
Assim, de modo lúdico os estudantes trabalharam o tema e encontraram o tesouro, sabe o qual era o tesouro? Livros doados pela autora, todos autografados e bombons feitos pela professora. Amora ensinou os alunos sobre prefixos e também que o trabalho em equipe é sempre mais eficiente. Já na história do feriado cristão da Páscoa, Jesus nos ensinou a sermos “desruins”, “desmentirosos” e “desegoístas”, ou seja, bondosos, verdadeiros e generosos. Por isso, Geovana, aluna que encontrou o tesouro, dividiu com os colegas, demonstrando que atos generosos e de solidariedade tendem a fazer todos os dias mais felizes e não apenas a Páscoa.
Incentivar a leitura, a imaginação e a criação dos estudantes promove conhecimento autônomo e reflexivo, de modo que presentear os estudantes com livros pode ser uma forma de encorajá-los a ler mais e, com o tempo, criar o habito da leitura. Além disso, o bombom nos lembra que uma leitura doce, pode estar cheia de afeto.
Comentários
Postar um comentário